Aqui ficam os testemunhos das colegas que estiveram envolvidas nesta mobilidade:
Tendo em conta que foi e primeira mobilidade em que participei, foi com alguma expetativa que aceitei o convite.
Saliento o interesse e cooperação das colegas e turmas que existiu desde o inicio do projeto o que tem permitido uma partilha e enriquecimento comum.
No que diz respeito à mobilidade a Aalst, esta foi muito bem delineada e muito enriquecedora. As informações e indicações fornecidas pela coordenadora, permitiram uma melhor preparação para este encontro. As colegas intervenientes foram muito cooperantes, disponíveis e o clima de companheirismo favoreceu o envolvimento.
Os parceiros belgas, disponibilizaram um mapa de atividades extremamente bem organizado, desde a receção, visitas às escolas, reuniões de trabalho, visitas culturais e também de lazer. Foi-nos dado observar as componentes pedagógica, didática e cultural dos currículos escolares nos níveis de ensino que nos foi permitido observar.
Nas reuniões de trabalho, apreciei a boa dinâmica de trabalho e a capacidade enorme de comunicação, planificação, partilha e avaliação que ultrapassou a barreira da língua.
Refiro que o nosso agrupamento, investiu bastante nas diferentes atividades no ãmbito do projeto e foi com satisfação que constatámos que os parceiros constataram este facto.
Será um grande desafio o próximo e último encontro que, tenho a certeza, iremos conseguir superar…
Para já, mãos à obra na culinária e… bom trabalho!
Adorei partilhar com esta equipa e com os parceiros estes momentos que tanto enriqueceram os alunos dos países envolvidos.
Mité
Nesta terceira mobilidade que decorreu na Bélgica entre os dias 8 e 12 deste mês (novembro), mais concretamente em Aalst, deu-me a possibilidade de conhecer uma realidade diferente da nossa, quer a nivel de sistema educativo, quer a nível de cultura. Nesta mobilidade visitámos os espaços das escolas envolvidas neste projeto, assim como trocámos várias impressões com todos os colegas que ali trabalhavam.
Foi muito interesse tomar contato com as diferentes metodologias de trabalho utilizadas em sala de aula, assim como os recursos que têm ao seu dispor.
Adorei a organização do espaço a nível de sala de aula e escola em si, assim como a forma como os alunos interagem entre eles e o professor, bem como achei interessante a forma como a carga horária é distribuída.
Nesta mobilidade foi realmente enriquecedor a partilha de experiências entre todos os que nela participaram, podendo conhecer e dar a conhecer formas diferentes de agir.
Nas sessões de trabalho realizadas, discutiu-se a forma de pôr em prática a última atividade planeada, assim como se fez uma avaliação do trabalho anteriormente realizado.
Foi notório da parte de todos os colegas o interesse e empenho demonstrado durante todo o trabalho desenvolvido neste período, o que fez com que os objetivos propostos fossem facilmente alcançados.
É de salientar que, a nível pessoal, o tentar compreender os colegas e fazer-me entender, pois falo muito pouco inglês, assim como francês, foi sem dúvida uma “batalha” difícil, mas que consegui vencer, tornando-se muito enriquecedora.
Em relação aos colegas belgas, nossos anfitriões, revelaram-se extremamente simpáticos, afáveis e hospitaleiros, onde o sentido da responsabilidade pelo desenvolvimento de um trabalho com esta dimensão, esteve sempre presente.
Todos estes fatores se revelaram essenciais para que esta mobilidade se pautasse por um resultado muito positivo.
Maria Manuel
A ida na mobilidade a Bélgica foi um belíssima experiencia e este tipo de contatos são deveras interessantes e muito enriquecedores ,quer na troca de experiencias entre os diversos parceiros.
Ver como decorrem as diversas atividades in loco é muito interessante.
Por isso mesmo é dada uma nova visão deste projeto.
Fomos muito bem recebidos , para além das sessões de trabalho foi proporcionado um conhecimento de Aalts e de Genht com as respectivas visitas de caráter cultural .
Estava tudo muito bem organizado com pessoas acolhedoras e simpáticas .
Isabel
O meu interesse e participação no projecto “Janelas abertas para a Europa” tornou-se maior depois da participação na mobilidade à Bélgica, uma vez que foi vivida de uma forma mais participada e mais ativa, de onde recolhi conhecimentos e experiências diferentes, que resultaram num maior envolvimento.
Esta experiência permitiu acima de tudo o conhecimento das diferentes realidades não só pedagógicas como culturais, que se traduziram num enriquecimento, pessoal e profissional.
A forma simpática e acolhedora como fomos recebidas, contribuiu sem dúvida, para maiores níveis de envolvimento e para o sucesso de todo o trabalho.
Maria Joaquina
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Partilho inteiramente a opinião das colegas. Falta publicar a opinião da coordenadora do projeto...
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